sábado, 10 de março de 2012

Da nossa história…(19)

(apoiado na História dos Escoteiros de Portugal - de Eduardo Ribeiro e jornal escotista “Sempre Pronto “)

Dirigentes históricos esforçam-se…

A estabilidade nos Serviços Centrais da AEP a partir do ano de 1953, veio permitir que, graças aos esforços dos dirigentes mais empenhados, se registasse um relativo incremento das actividades escotistas.

O Escotismo em acção
O dinamismo que os Delegados Regionais procuravam transmitir com a realização de acampamentos nas suas zonas, transmitiam uma certa vida aos Grupos de escoteiros, que iam promovendo as suas actividades com maior visibilidade pública, contando, muitas vezes, com o apoio da Fraternal dos Antigos Escoteiros, a viver momentos de entusiástica actividade, sob a presidência do dr. Tovar de Lemos. Também o jornal “Sempre Pronto” participava nesse dinamismo, divulgando com entusiasmo todas as actividades de que ia tendo conhecimento, acrescentando os seus artigos de comentário e estímulo à acção dos escoteiros, ao mesmo tempo que desen-volvia uma forte campanha de angariação de assinantes.

Tal dinamismo contagiou o Escoteiro Chefe Geral e os Serviços Centrais, que em Maio de 1956 já anunciavam à Repartição Mundial do Escotismo que a AEP enviaria um contingente de 45 escoteiros ao Jamboree do Jubileu do Escotismo que se realizaria em Agosto de 1957, em Inglaterra.

O Centenário de Baden Powell
No ano de 1957, durante o qual se iria comemorar o Centenário do Fundador e, simultaneamente os 50 anos do Escotismo, despertou o entusiasmo dos Grupos que se prepararam alegremente para esta dupla comemoração, tendo igualmente em vista a preparação dos seus rapazes, com vista à selecção que iria ser feita pela chefia nacional para designar o contingente que havia de estar presente no Jamboree do Jubileu.

O jornal “Sempre Pronto“ foi o primeiro a assinalar este ano tão especial, dedicando o seu número de Fevereiro quase inteiramente à evocação do Chefe Mundial, enchendo as suas páginas com os aspectos mais salientes da vida de Baden -Powell e da sua dedicação ao Escotismo, descrevendo algumas das suas mais importantes decisões e muitos dos seus conselhos, lembrando momentos das suas duas visitas a Portugal (1929 e 1934).

Por toda a parte começaram a ter lugar cerimónias comemorativas do Centenário. Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, V. Real de Stº António, Olhão, Guimarães, Entroncamento e noutras localidades, os escoteiros reuniram-se para recordar e honrar a figura de B.P..

A Sessão realizada em Lisboa
Teve lugar em 23 de Fevereiro, presidida pelo dr. Baltasar Rebelo de Sousa, Subsecretário de Estado da Educação Nacional, ladeado por Henrique Tenreiro, Presidente da AEP, Paulo de Lencastre, Chefe Nacional adjunto do CNE, Condessa de Estarreja, Comissária Nacional das Guias de Portugal, Bispo de Tiava, Presidente da Acção Católica, o Ministro Conselheiro da Embaixada Britânica e Luís Rocha, vereador da C.M.L., encheu o vasto Salão da Sociedade Nacional de Belas Artes, que foi pequeno para conter o numeroso auditório que acorreu a prestar homenagem à memória de Baden Powell. Presentes grande número de dirigentes das três associações e elevado número de escoteiros e guias.

Para conferencista foi convidado o dr. Taborda Ferreira que, não sendo escoteiro, fez uma análise do Movimento de fora para dentro do Escotismo. Fez uma larga análise do método escoteiro, referiu-se à personalidade de B.P., afirmando que “ele fez o que disse e disse o que fez” e que “o escoteiro não fala mas age. Os que falam, os que discutem, não agem”. Referiu-se às reuniões internacionais do Escotismo, onde tomam parte escoteiros de todas as raças e credos em alegre confraternização, vivendo aqueles momentos como se fossem irmãos e terminou com palavras de homenagem ao Fundador.

Usaram ainda da palavra o Chefe Nacional Adjunto do CNE, o Presidente da AEP e, a encerrar a sessão, o dr. Baltazar Rebelo de Sousa, falou de forma vibrante de Baden-Powell e da sua Obra, referindo: “… regozijo-me convosco pelo momento de alta vibração que acabamos de viver. Para ele concorreram de modo especial os dirigentes escotistas que usaram da palavra… na verdade bem merece a memória de Baden-Powell a homenagem que lhe prestamos. Com efeito, esse admirável e glorioso condutor de homens, foi um extraordinário educador da mocidade. Homem de aventura, nas sete par-tidas do mundo… estava em condições óptimas para compreender a grande aventura da juventude. Daí o segredo do êxito do seu sistema que, tão rápido se espalhou mundo…” E de-pois de larga explanação sobre a sua própria experiência escoteira, considerando a importância do Escotismo na educação dos jovens, concluiu: “Levado pelo meu entusiasmo… perdi-me ao sabor das minhas reflexões, das muitas que o tema suscita… Mas que seja esse mesmo entusiasmo a justificar-me: é o contributo que dou à homenagem de hoje, e que desejaria fosse interpretado como incitamento a todos quantos vivem a grande, a urgente, a inadiável tarefa da formação da nossa juventude”.

A visita da Rainha Isabel II a Portugal
Facto que mobilizou o entusiasmo dos escoteiros e guias portugueses, foi a visita a Portugal, em Fevereiro daquele ano, da Raínha de Inglaterra, que foi Guia durante a sua juventude. Do jornal “Sempre Pronto”, que acompanhou atento a intervenção dos escoteiros nesta efeméride, respigamos um pequeno resumo:

“Portugal recebeu com entusiástico alvoroço S.M. a Rainha Isabel II. Todo o povo português prestou as suas homenagens à Soberana, numa grande manifestação de simpatia para com a nação britânica, a mais velha amiga e aliada de Portugal. Os escoteiros e as guias de Portugal associaram-se entusiasticamente ao acto.

Na Av. Da Liberdade alinharam os escoteiros, as guias e os lobitos, que à passagem do cortejo real saudaram a Rainha. Sua Magestade, ao ver os escoteiros e as guias, sorriu simpaticamente para eles e correspondeu com um aceno à saudação que lhe era feita. O mesmo sucedeu com o Principe Filipe que fez um largo gesto de simpatia.

No Parque Eduardo VII, os escoteiros empunhavam os estandartes dos seus grupos e associações, prestavam serviços de apoio e guardavam os cestos que continham os pombos que iam ser largados durante a cerimónia. Os escoteiros abriram alas até ao automóvel que ía conduzir a Rainha ao Palácio da Ajuda e fizeram saudação à sua passagem, a que a Soberana correspondeu fazendo também a saudação escoteira, gesto que os escoteiros e as guias saudaram com muito entusiasmo por saberem que a mais alta representante da nação inglesa é uma Escoteira, que sente os mais altos ideais da fraternidade do Escotismo, apesar do elevado posto que ocupa.

Em 1948, a então Princesa Isabel afirmava: Grandes distâncias podem separar-nos, mas estamos muito unidas por um ideal comum e pela determinação de o tornar realidade. O mundo de hoje necessita justamente daquelas qualidades que o Movimento das Guias estabelece para encorajar e perserverar”.

Jamboree Mundial do Jubileu
Aproximava-se a data da maior actividade alguma vez realizada pelos escoteiros e, de todo o mundo, convergiam jovens e adultos na direcção de Sutton Park, uma pequena cidade vizinha de Birmingham nos arredores de Londres, o local escolhido para a realização do Jamboree do Jubileu do Escotismo, onde se iria comemorar, igualmente, o centenário do nascimento do seu Fundador – Baden-Powell.

Por Portugal passou o numeroso contingente brasileiro, bem como as delegações do Uruguai e da Bolívia, que tiveram a oportunidade de confraternizar, em Lisboa, com escoteiros portugueses, que os receberam no Cais da Rocha e os acompanharam num passeio pela cidade, tendo seguido depois para Inglaterra na companhia da delegação da AEP.

Desta vez a AEP e o CNE prepararam contingentes separados, sendo que da parte dos Escoteiros de Portugal não seguiram os 45 elementos que a sua direcção anunciara um ano antes, mas apenas 10 caminheiros para participarem no “Rover-moot”, acompanhados dos dirigentes Arnaldo Couto e Jacinto Moniz Silva, que chefiavam o contingente.

No entanto, a AEP fez questão de fazer seguir naquele grupo o encarregado do SMU associativo (que não foi vender nem comprar material!...), um operador cinematográfico e um jornalista, todos não escoteiros, apesar de ser conhecida a presença, já habitual em Jamborees anteriores, da equipa de reportagem do “Sempre Pronto”.

É pois, da brilhante pena dos redactores daquela publicação escotista que nos socorremos para resumir alguns dos aspectos principais da grande jornada escotista:

“… Foi este rincão de excepcional beleza que os escoteiros britânicos escolheram para a realização do Jambori do Jubleu. E estariam de parabéns pelo bom gosto demonstrado se a região oferecesse de facto condições mínimas para a instalação de um acampamento desta natureza, o que realmente não aconteceu.

… Devido a abundância de vegetação, Sutton Coldfield é região sujeita a forte dose de humidade, inconveniente agravado pelas frequentes precipitações atmosféricas… Foi pena que tal acontecesse porque, a conservarem-se toleráveis as condições atmosféricas, este Jambori teria sido, certamente, um acontecimento de excepcional relevo na história do movimento escotista.

… O recinto de Sutton Park é enorme. Atravessá-lo em linha recta significa percorrer uns bons quilómetros. Esta grandeza dimensional foi a grande deficiência que a organização do JIM revelou…

… A entrada principal do grande recinto era em Town Gate, onde os escoteiros construíram um motivo ornamental de grande inspiração.

… Perto de Town Gate estavam instalados, além dos serviços de recepção, o campo do quartel-general do acampamento e o hospital. Seguindo por uma longa estrada – a B.P.’s Way – e atravessando alguns subcampos, após uma boa jornada, chegava-se à parte do campo onde se encontravam montados os serviços de informações, dos correios, bombeiros, polícia, agências de viagem, bancos, produtos farmacêuticos, etc., uma exposição da indústria britânica e uma exposição sobre a vida de B.P., um pavilhão de rádio e televisão da BBC e locais de exibição, providos de bancadas para dezenas de milhares de espectadores.”

Vale a pena, mesmo à distância de 55 anos, voltar às páginas do “Sempre Pronto” (n.º 149 e 150) para reler ou conhecer o que se passou naquela histórica actividade, já que neste breve apontamento não cabe o relato completo do que foi o JIM (Jambore+Indaba+Moot), onde aconteceu de tudo o que se fazia nas actividades escotistas de então, até que um pavoroso temporal quase pôs fim à actividade, não fora o espírito de perseverança e o treino da maioria dos escoteiros presentes. Mas voltemos às palavras de Sempre Pronto, que nos descreve com clareza e pormenor o dia a dia do acampamento, rematando com o que considerou os três acontecimentos de maior relevo:

“Três outros acontecimentos, de natureza diferente, mas de importância excepcional, merecem uma referência ainda que breve. Primeiro: a inauguração do acampamento em que tomaram parte todos os escoteiros acampados e a que presidiu o Duque de Gloucester. Foi uma manifestação vibrante da vitalidade do escotismo, que a todos deslumbrou. Segundo: a visita da Rainha Isabel ao acampamento. Mais uma vez tivemos ensejo de apreciar o aprumo e a simpatia com que a jovem soberana se desempenha do difícil posto que está sobraçando. Os escoteiros desfilaram perante a Rainha e endereçaram-lhe as homenagens devidas, enquanto uma enorme multidão lhe tributava tributava calorosas aclamações. Foi uma cerimónia impressionante pelo cunho de sinceridade da grandiosa manifestação…

… o terceiro acontecimento foi a cerimónia do encerramento do JIM, a que presidiu Lady Baden-Powell. A ilustre senhora dirigiu uma mensagem de despedida aos escoteiros, tendo sido victoriosamente aclamada. No fim, foi queimado fogo de artifício. Não se esquecerão facilmente as imagens dos momentos finais desta cerimónia, em que os (mais de35.000) escoteiros entoaram a uma voz a canção do Jambori, marchando na arena, numa animada e vibrante manifestação de amizade e de bom entendimento entre os jovens das mais diversas nações e raças”.

1 comentário:

Pilus Prior disse...

Canhotas! Deixo aqui um link de homenagem a um jovem escoteiro que morreu na guerra do ultramar, 1972.

http://ultramar.terraweb.biz/RMM/Imagens_RMM_CrispimFerreiraGomes_civil_escoteiro_aep.htm